Área do representante
Início » Blog » Tecidos com proteção UV: como funcionam?

Bem-vindo ao blog da Doptex!

O nosso mundo têxtil tem muito a oferecer: novidades do setor, lançamentos Doptex, os melhores cuidados com seus tecidos e malhas e muito mais!

Acesse conteúdos exclusivos

Preparamos materiais completos para te ajudar a entender melhor o universo dos tecidos e a descobrir como eles podem se transformar em inovação e qualidade.

Conteúdos

Tecidos com proteção UV: como funcionam?

Compartilhe

Que os raios ultravioleta (UV) podem ser prejudiciais à saúde, causando queimaduras, você provavelmente já sabe. Eles também podem levar ao envelhecimento precoce e até mesmo ao câncer de pele. Some esses riscos ao Sol forte que alegra e aquece o coração dos brasileiros em grande parte do ano, e você entende o porquê de a proteção contra os raios UV ser fundamental, principalmente em países tropicais como o Brasil.  

Pensando nisso, vamos mostrar a você, neste post, como os tecidos são aliados nessa proteção, a diferença entre a cobertura oferecida por eles e pelos protetores solares, além de contar a você se esses tecidos com proteção UV funcionam, a importância de usá-los em conjunto com outras medidas de proteção solar e como preservar sua peça por mais tempo. 

O que são os tecidos com proteção UV? 

Sabe quando você está andando por uma rua e sente que precisa fugir um pouquinho do Sol e procura a sombra de árvore ou de construções mais próximas? Ou ainda quando você se refugia debaixo de um guarda-sol na praia para não se queimar tanto? Em ambas as situações, você está recorrendo a barreiras físicas para se proteger do Sol. 

Os tecidos com proteção UV são estratégicos e funcionam como uma fotoproteção mecânica, ou seja, uma barreira física de proteção, assim como chapéus e óculos. As roupas são nossa primeira linha de defesa contra os raios ultravioleta, pois podem absorver ou bloquear grande parte dessa radiação.  

Esse tipo de tecido surgiu na Austrália, país com uma das maiores taxas de câncer de pele do mundo e com Sol intenso, como um recurso para reduzir o melanoma. As roupas fabricadas com proteção ultravioleta bloqueiam os raios UVA e UVB, principais responsáveis pelos danos à nossa pele. Essas peças são submetidas a rigorosos testes para certificação de qualidade, e sua proteção é medida por um Fator de Proteção Ultravioleta (FPU), classificação estabelecida pela Agência Australiana de Proteção à Radiação e Segurança Nuclear (Arpansa), que indica quanto da radiação ultravioleta é bloqueada.  

 

Como saber qual tecido tem proteção UV? 

Toda roupa oferece algum grau de proteção contra os raios ultravioleta, porém é por meio da construção dos tecidos que algumas se destacam. Por isso, torna-se importante se atentar às etiquetas nas peças, que indicam o fator de proteção, e às informações concedidas pelo fabricante, em caso de compras de tecidos e malhas para confecção.  

Confira em detalhes as características que alteram o FPU dos itens do seu guarda-roupa e que fazem delas grandes aliadas contra os efeitos nocivos dos raios ultravioleta: 

material usado: a escolha da fibra, que possui absorção natural de radiação, e o uso de aditivos especiais, como o dióxido de titânio, impactam no FPU da peça. Ou seja, tudo muda se for usado algodão, poliéster ou poliamida. 

trama do tecido: tecidos com tramas mais fechadas, com menores espaçamentos entre os fios, bloqueiam mais raios ultravioleta do que aquelas com tramas mais abertas. Preste atenção também a quanto determinada peça de roupa está colada ao corpo, pois as roupas mais justas podem esticar, deixando o corpo mais exposto ao Sol.  

cor: cores mais escuras tendem a absorver melhor a radiação ultravioleta do que as claras. 

espessura e densidade: quando mais fino e leve o material, mais ele permite a passagem de raios UV. 

Na Doptex, os tecidos e as malhas obtêm proteção solar pela construção deles, por meio de suas tramas. Seguimos a classificação da norma australiana AS/NZS 4399:1996, que classifica o FPU de 15 a 50+, e realizamos testes pelo Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil. 

Confira a tabela com o sistema de classificação australiano (AS/NZS 4399:1996), que quantifica o nível de proteção oferecido pelas roupas. 

Como isso funciona na prática? Roupas com FPU 15 ou 20 filtram em torno de 93,3% a 95,9% da radiação ultravioleta, enquanto peças que apresentem FPU 50 oferecem mais de 97% de proteção. 

A importância de se proteger de diferentes formas 

 

Leia também: Uniformes esportivos: saiba como fazer a melhor escolha de tecido

 

Quando falamos sobre se proteger do Sol, nós nos referimos a dois termos importantes: FPU e FPS. Mas qual a diferença entre eles? Entender as nuances de cada um é essencial para garantir a proteção adequada contra os raios ultravioleta, responsáveis por queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele. 

O FPU (Fator de Proteção Ultravioleta) é específico para tecidos que bloqueiam a passagem dos raios UVA e UVB. Esse indicador consegue medir a quantidade de radiação UV que o tecido permite passar, tomando como referência uma pele desprotegida. Tecidos com FPU 50+, por exemplo, bloqueiam mais de 98% da radiação e oferecem a mais alta proteção disponível. 

Já o FPS (Fator de Proteção Solar) é usado para cremes e loções de uso tópico, e também para protetores solar, e mensura a capacidade desses produtos de bloquear os raios UVB, responsáveis por queimaduras solares. 

Portanto, o uso de roupas como camisetas, camisas, bermudas e jaquetas com FPU não invalida a necessidade de complementar a proteção com uso de protetor solar e de chapéus e óculos de sol para garantir maior preservação contra os raios solares: ele funciona como uma medida extra.  

Quer se proteger ainda mais do Sol? Anote essas dicas! 

– Aplique o protetor solar com frequência, pelo menos a cada duas horas, ou em intervalos de tempo menores se você estiver suando ou nadando. 

– Na medida do possível, evite exposição ao Sol durante os horários de pico, ou seja, entre 10h e 16h. 

– Invista em chapéus de aba larga, bonés, óculos escuros e peças feitas com os tecidos e as malhas Doptex. 

Onde comprar tecidos com proteção UV 

A Doptex oferece ampla variedade de tecidos e malhas com proteção UV testada e certificada para confecção de uniformes escolares, esportivos e profissionais. Confira alguns deles. 

Tricoline Ibiza 

Um dos nossos campeões de venda, é perfeito para a camisaria. Na base de algodão, poliéster e elastano, com construção tela, tem FPU 50+ e oferece flexibilidade e conforto para quem os veste.  

Barcelona 

Também com elastano em sua composição, promove o caimento perfeito. Um design clássico e listrado proporciona uma apresentação elegante para os uniformes profissionais e tem proteção UV 50.  

Total Flex 

Com FPU 25, o Total Flex é sinônimo de praticidade, leveza e resistência. Com a composição 100% poliéster, é fácil de lavar e seca rápido, com cores que resistem por muito tempo. Ideal para uniformes e peças infantis e esportivas.  

Wave 

A sarja perfeita para a confecção de agasalhos, shorts, bermudas, vestidos e saias infantis e esportivas com conforto e resistência. Seu fator de proteção UV é 50+. 

Meia Malha PA Supremo Antipilling 

Maciez, frescor, cores sólidas, alta durabilidade, FPU 45 e tecnologia antipilling fazem dessa malha a escolha ideal para camisetas escolares, profissionais e até mesmo pijamas. 

Piquet Comfort  

Ótima opção para camisas polos e uniformes profissionais, nossa malha Piquet Confort é feita em poliéster e viscose, propiciando conforto, frescor, solidez na cor e proteção UV 50+, além de ser de fácil manutenção 

Aposte em uniformes e peças que irão proteger você dos riscos causados pela exposição solar. Entre em contato conosco para saber mais sobre os nossos produtos e fazer o seu pedido! 

Compartilhe

Posts Relacionados

Doptex 2021 © Todos os direitos reservados