O que vem à mente quando você pensa no desempenho de um atleta? Certamente na sua lista tem condicionamento físico, rotina de treinos, constância e disciplina, alimentação adequada, inteligência emocional, equipamentos corretos… Mas e a roupa que o atleta veste? Faz a diferença no rendimento?
Imagine que você resolve sair para correr pela Praia de Copacabana, mas só tem à disposição looks totalmente inapropriados, com peças pesadas, que restringem seus movimentos e retêm o seu suor. Sua performance não vai ser tão boa assim, não é mesmo? Agora imagine que, no lugar das roupas pesadas, você tem para escolher vários itens leves, macios, que facilitam a absorção de suor e que se adaptam aos seus passos. Já dá para perceber que o tecido ou a malha importa – e muito! – quando o assunto é uniformes e peças esportivas.
Continue a leitura para entender como o uniforme esportivo pode impactar na performance dos atletas e como fazer a melhor escolha para as diferentes atividades. Venha com a gente!
De volta para o passado
Já imaginou usar seus trajes de trabalho ou de dia a dia praticando esportes? Parece esquisito, né? Mas, quando os esportes organizados estavam começando e os uniformes esportivos ainda não existiam, essa era a alternativa dos atletas. Para se diferenciar visualmente dos adversários, entravam em cena cores, símbolos, brasões, escudos e acessórios diferentes. Com isso, nem sempre as peças eram leves, confortáveis e apropriadas para a prática esportiva.
No início dos anos 1900, por exemplo, mulheres vestiam vestidos longos para jogar vôlei. Na década de 1920, tenistas usavam camisas longas com colarinho rígido, calças com pregas e cintos. Já os jogadores de futebol começaram a praticar com camisas, calças e sapatos simples, e se valiam de acessórios como cachecóis e chapéus para se diferenciarem.
Foi só a partir da Copa do Mundo de 1950 que times de futebol passaram a ter uniformes com camisas de algodão e que, ainda assim, não eram ideais para o esporte. Elas ficavam muito pesadas com o acúmulo de suor dos jogadores ou até mesmo por conta de chuvas.
Na segunda metade do século 20, a indústria têxtil protagonizou grandes avanços que revolucionaram a maneira de fazer uniformes esportivos. A invenção do elastano em 1959 permitiu que as roupas ganhassem mais elasticidade, leveza e resistência. Já na década de 1980, aparece um grande conhecido: o poliéster. Essa descoberta permite a criação de tecidos mistos, que unem fibras sintéticas e naturais a fim de alcançar o melhor dos dois mundos, elevando os níveis de leveza e resistência novamente.
A Nike, no fim dos anos 1990, foi responsável por nova revolução no mercado têxtil e esportivo ao propor uma solução inovadora: o Dri-FIT, malha de microfibra de poliéster que move o suor da pele para a camada externa da peça, facilitando sua evaporação e a regulação de temperatura do corpo.
Todos esses avanços permitiram que a tecnologia e a indústria chegassem aonde estão hoje, proporcionando melhor rendimento para atletas das mais diversas modalidades esportivas.
Levando o desempenho a novo nível
Comprometimento e dedicação são palavras-chave na vida de qualquer atleta, amador ou profissional. Elas são acompanhadas por treinos constantes, investimento em equipamentos e alimentação, e também por elas: as peças esportivas. Isso mesmo! A roupa ideal pode fazer toda a diferença na hora de praticar um esporte ou uma atividade física. Lembra da situação que trouxemos lá no começo, de uma corrida na praia com roupas pesadas? Seria um pesadelo.
Um atleta precisa de conforto, proteção e praticidade. Ele necessita de peças que acompanhem o seu dinamismo e que não comprometam seu desempenho e seu bem-estar. Assim, é essencial garantir a escolha certa de tecidos e malhas para os uniformes.
Um uniforme esportivo adequado prioriza:
- conforto: tecidos desconfortáveis, pesados e que restringem os movimentos não têm vez. O tecido ou a malha deve ser confortável, leve e maleável, permitir a liberdade de movimentos e, ao mesmo tempo, reduzir o atrito com a pele para evitar irritações;
- respirabilidade e performance: a rápida evaporação do suor é imprescindível para acompanhar o ritmo dos atletas, favorecendo a troca de calor com o ambiente e mantendo o corpo seco;
- proteção: se o esporte é praticado ao ar livre, a proteção UV torna-se extremamente necessária. Tecidos com tramas mais fechada e menor espaçamento entre os fios oferecem maior proteção contra os raios ultravioleta do que as mais abertas e, por isso, acabam sendo escolhas mais assertivas;
- resistência e praticidade: tecidos fáceis de lavar, que secam rapidamente e são resistentes ao desgaste do tempo e das lavagens, são ótimas pedidas;
- identidade visual: o uniforme confeccionado em tecido com alta solidez da cor, que não desbota facilmente e que proporciona liberdade de criação, com possibilidade de sublimação, reforça a identidade do time, do atleta ou da delegação, desperta o sentimento de união inclusive dos fãs da modalidade, ao mesmo tempo que cumpre bem o papel de diferenciar as equipes.
Time vencedor veste Doptex
Investir em uniformes esportivos de qualidade é priorizar a performance e o bem-estar do atleta. Por isso, ter um parceiro que ofereça tecidos e malhas tecnológicos e com alto padrão de qualidade é fundamental para alcançar a excelência. Com a Doptex em quadra, os adversários não têm chance. Confira algumas das soluções que disponibilizamos para uniformes esportivos das mais diversas modalidades:
- Helanca: malha confortável que se adapta ao corpo e proporciona conforto para cada movimento. Ideal para confecção de peças mais justas, como agasalhos, bermudas, calças leggings, shorts, vestidos e até mesmo para collants e figurinos de dança.
- Dry Supremo Esportivo: leveza, resistência, conforto térmico e proteção UV são algumas das principais características dessa malha. Ela não retém líquidos e possui baixa retenção de areia. Por isso, é perfeita para esportes como beach tennis. Pode ser usada para camisetas, bermudas, calças, shorts e acessórios, como faixas para cabeça e punho.
- Doptel Plus: oferece proteção UV, secagem rápida, cores sólidas e facilidade na troca de calor com o meio ambiente. O Doptex Plus é uma excelente alternativa para bermudas, calças, abrigos esportivos e jaquetas.
Ao escolher a Doptex, você garante que seus uniformes sejam confeccionados com materiais de primeira linha e seus atletas tenham peças com o máximo de conforto, desempenho e durabilidade. Precisa de ajuda para decidir qual é o artigo ideal para o seu uniforme? Conte com o nosso time de especialistas para um atendimento personalizado.