Quantas vezes você simplesmente colocou uma roupa na máquina sem ao menos conferir qual era a lavagem adequada? E quantas vezes essa tática deu errado? Quantas peças já encolheram ou saíram destruídas da sua máquina porque você não se atentou à maneira correta de lavá-las?
Pense ainda em todas as vezes que você cortou a etiquetazinha inofensiva da sua roupa nova, achando que ela não faria diferença alguma na sua vida. Resistir à tentação de se livrar daquele pedaço de informação preso à sua peça, e que num primeiro momento parece sem propósito, é difícil e muitas vezes é uma batalha perdida. Mas já se perguntou por que as roupas vêm acompanhadas dessas etiquetas?
Hoje você vai entender a razão de elas existirem e a diferença que podem fazer na vida útil das suas peças, além de aprender, de uma vez por todas, os principais símbolos das etiquetas e o significado de cada um deles. Prepare-se para olhar com novos olhos para elas. Essas dicas vão salvar você, que está aprendendo a cuidar das próprias roupas ou até mesmo se for expert no assunto. Boa leitura!
Afinal, pra que servem os símbolos das etiquetas?
Sabe aquela tentação de cortar a etiqueta da peça de roupa? Aprenda a ignorá-la hoje mesmo. A etiqueta é a melhor amiga que você pode ter quando o assunto é preservar a durabilidade da sua peça e deixá-la com a aparência de nova por muitos anos. As etiquetas carregam vários símbolos que indicam os melhores cuidados com o item. É como se você recebesse um minimanual do usuário, com informações objetivas e diretas sobre as boas práticas com aquele determinado produto, garantindo sua conservação.
E talvez você nem imagine, mas existe uma regulamentação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) que estabelece o padrão para as etiquetas de produtos têxteis, com cinco informações obrigatórias.
Por isso, toda vez que você for às compras, pode reparar. A etiqueta terá a identificação da marca ou empresa, acompanhada da identificação fiscal (CNPJ, por exemplo); a origem daquela peça, ou seja, onde ela foi fabricada; a composição do artigo, com os nomes das fibras têxteis acompanhadas pela percentagem em que está presente no item; o tamanho ou a dimensão; símbolos ou textos que indiquem os cuidados para conservação do produto.
Não fazer a leitura correta de uma etiqueta implica em possíveis danos à sua peça, diminuindo sua vida útil e impedindo que, em caso de problemas com a vestimenta, você possa reclamar com a marca que a produziu, pois caracteriza mal uso do produto. Isso acontece porque cada tipo de tecido exige uma rotina de limpeza diferente. Então não adianta tentar economizar tempo e colocar todas as roupas juntas na sua máquina. Isso pode render futuras dores de cabeça a você e também algumas peças manchadas.
E como saber o que significa cada um dos símbolos nas etiquetas das roupas?
Essa parece uma missão impossível, mas nós podemos assegurar que não é. Seja para a ação de lavar, alvejar, secar ou até mesmo passar a sua roupa, você vai encontrar um símbolo que indica o que fazer em cada uma dessas etapas. Até porque, se estamos falando de diferentes fases no cuidado com uma peça de vestuário, não podemos ter o mesmo símbolo representando todas elas. Tendo isso em mente, fica muito mais fácil de conquistar peças impecáveis por mais tempo.
São cinco os principais símbolos das etiquetas: balde, triângulo, quadrado, ferro de passar e círculo. Venha entender o que cada um deles significa.
O balde
Esse é um símbolo de lavagem e explica o modo que você deve lavar a roupa. Se o desenho for preenchido com um número, como por exemplo 40, ele indica a temperatura máxima da água em que a peça pode ser lavada sem sofrer danos, que nesse exemplo seria de 40°C.
Caso o balde não venha acompanhado de traços na sua parte inferior, isso significa que o item pode passar pelo ciclo normal da máquina. Porém, se um risco estiver sinalizado embaixo do baldinho, é preciso ter mais atenção: a peça pede um ciclo delicado. Já se dois traços forem colocados embaixo do balde, a peça deve ser lavada em um ciclo delicado e não pode ser torcida.
Caso a peça não possa ser lavada, o balde virá assinalado com um “X”. E, se a roupa tiver de ser lavada à mão, você verá a imagem de um balde com uma mãozinha dentro.
O triângulo
Quando você vir um triângulo na etiqueta, saiba que ele está ligado ao uso de alvejantes. Boa parte das peças virá acompanhada de um triângulo com um “X” em cima, o que significa que o uso de branqueadores é proibido. O triângulo sozinho libera o uso de alvejantes. Porém, se o triângulo tiver dois riscos em sua parte interna, ele permite o alvejamento desde que o produto aplicado não seja à base de cloro.
O quadrado
O quadrado sinalizado na etiqueta traduz a melhor forma de secar a sua roupa. E aqui temos grande variação do símbolo.
Quando tiver um círculo dentro do quadrado, a peça pode ir para a secadora. Se no centro do círculo você visualizar um único ponto, ele indica que a peça pode ser levada para a secadora em temperatura mínima (60°C). Mas, se tiver dois pontos ao centro da figura, é permitido o uso da secadora em temperatura máxima(80°C). Porém, se a secadora for contraindicada, a imagem do quadrado com o círculo dentro estará marcada por um “X”.
Quanto a outros métodos de secagem, temos mais versões do quadrado. Confira!
Com um traço horizontal, indica que a secagem deve ser feita estendida em uma superfície plana, na horizontal. Dois traços horizontais representam a secagem também na horizontal, mas sem torção do tecido.
Mas, se há um traço vertical, a roupa deve secar em varal. Dois traços verticais recomendam que a peça em varal, mas sem torcer.
E, por fim, se houver um traço diagonal na ponta superior esquerda, indica que o seu item precisa secar à sombra.
O ferro de passar
O símbolo do ferro é talvez um dos mais intuitivos e diz respeito a passar a roupa. Caso o ferro apareça assinalado com um “X”, seu uso é proibido. A quantidade de bolinhas, representa a temperatura. Então, se tiver apenas uma bolinha dentro do ferro, deve-se usar baixa temperatura (110°C), sem vapor. Duas bolinhas, temperatura média (150°C), e três bolinhas, temperatura alta (200°C).
O círculo
Outra forma de limpeza do artigo têxtil é a lavagem a seco, feita por lavanderias profissionais e representada pelo círculo. Se esse tipo de lavagem for contraindicado, um “X” irá cruzar o círculo. Alguns símbolos de lavagem a seco podem aparecer acompanhados de letras, que indicam os tipos de solventes que podem ser utilizados na higienização da peça. Se a letra “F” aparecer o solvente indicado é o hidrocarboneto e a letra “P” recomenda o uso de tetracloroetileno, respectivamente. Se aparecer um traço abaixo do círculo, indicará que esse processo de limpeza deve ser suave.
Conclusão
Agora você não tem mais desculpas para cuidar de forma equivocada das suas peças de roupa. Fique sempre atento(a) às etiquetas e salve esse post para ter sempre à mão as dicas de leitura de símbolos das etiquetas.
Quem mais precisa conhecer essas dicas? Compartilhe esse post e ajude a prolongar a vida útil do guarda-roupa do seu amigo!
E, se quiser ter mais dicas como essas, nos siga nas redes sociais e continue acompanhado o nosso blog.