Área do representante
Início » Blog » Casual day: como alcançar o equilíbrio perfeito entre conforto e profissionalismo.

Bem-vindo ao blog da Doptex!

O nosso mundo têxtil tem muito a oferecer: novidades do setor, lançamentos Doptex, os melhores cuidados com seus tecidos e malhas e muito mais!

Acesse conteúdos exclusivos

Preparamos materiais completos para te ajudar a entender melhor o universo dos tecidos e a descobrir como eles podem se transformar em inovação e qualidade.

Conteúdos

Casual day: como alcançar o equilíbrio perfeito entre conforto e profissionalismo.

Compartilhe

Em um mundo cada vez mais conectado e em transformação constante, a satisfação e a felicidade se tornam pilares essenciais não só para a produtividade, como também para o sucesso na carreira. As pessoas buscam cada vez mais espaços de trabalho que valorizem o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e ofereçam oportunidades de desenvolvimento. 

De acordo com o instituto britânico Barret Values Center, em uma pesquisa sobre o que o mundo espera das organizações, adaptabilidade e bem-estar estão entre os valores mais relevantes. Assim, é preciso que as companhias compreendam esse movimento e procurem aprimorar a cultura empresarial, adotando olhares mais humanizados para o trabalhador e considerando particularidades e necessidades.  

Nesse contexto, o casual friday surge como resposta à essa demanda. É a oportunidade de tornar o ambiente de trabalho mais acolhedor e tem sido implementado em organizações ao redor do mundo. 

Mas será que o casual day se restringe apenas ao dress code? Já adiantamos para você que não. O casual day vai além da vestimenta e impacta diretamente o ambiente de trabalho. Como isso acontece e quais são os outros benefícios dessa proposta? Você confere a seguir! 

 

Afinal, o que é casual day?

Um dia da semana, normalmente as sextas-feiras, no qual os funcionários podem se vestir de forma mais despojada, deixando de lado o tradicional uniforme ou o traje social por algumas horas. Essa é a proposta do casual day, iniciativa bastante popular no exterior e que vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas brasileiras.  

Ao permitir que os funcionários usem looks mais informais, a companhia cria um ambiente de trabalho mais leve, criativo, colaborativo e descontraído, ao mesmo tempo que acolhe a individualidade dos membros da equipe. 

 

 

Quais os benefícios do casual day?

Vale a pena flexibilizar a vestimenta de trabalho para um dia da semana, desde que a mudança seja bem estruturada e os limites sejam estabelecidos, com definições do que é ou não aceitável. Confira os benefícios do casual day a seguir. 

  • Aumento do engajamento e da produtividade: 

Depois de dias de trabalho intenso, se vestir de forma mais confortável é também uma forma de aliviar o peso da semana. O conforto, a liberdade de expressão e a sensação de respeito promovidos por uma casual friday ou um casual day contribuem para a redução do estresse e o aumento da autoestima do trabalhador. Ele adota uma postura mais positiva frente à organização, se torna mais engajado e produtivo. 

  • Melhora na comunicação e aumento da criatividade 

Um ambiente que permite a descontração e os momentos de informalidade pode facilitar a interação entre as pessoas, criando uma atmosfera propícia à troca de ideia e à elaboração de soluções inovadoras e criativas.  

  • Retenção de talentos 

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, o casual day pode ser um diferencial para atrair e reter talentos, já que a flexibilidade e o respeito à individualidade são valorizados pelos profissionais, principalmente das gerações mais jovens.  

  • Fortalecimento da cultura da empresa 

O casual day é uma forma de a instituição mostrar que valoriza o bem-estar, a felicidade e a individualidade dos colaboradores. Ao adotar essa prática, as empresas demonstram que se preocupam com o desenvolvimento pessoal e profissional de seus funcionários, promovendo um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo. 

 

 

Definindo limites e mantendo o profissionalismo

Para que o casual day ou a casual friday não se torne sinônimo de desleixo e falta de seriedade dentro da companhia, é importante estabelecer limites e comunicar a equipe sobre como irá funcionar a iniciativa. 

  1. Defina o que é considerado casual para a empresa: isso pode variar de uma para a outra, a depender do tipo de negócio. É importante também relembrar as pessoas que normas de segurança (como não usar sapatos abertos em áreas com trânsito de máquina) devem continuar sendo levadas em consideração, diminuindo assim o risco de acidentes. 
  2. Estabeleça critérios objetivos: termos como “leve”, “confortável” e “descontraído” são amplos e permitem livre interpretação por parte da equipe, o que pode levar ao uso de looks inapropriados para o ambiente de trabalho. Por isso, evite-os. Em vez disso, opte por definir quais itens são permitidos (calça jeans, camiseta, vestidos, saias midi, camisa polo etc.) ou não (transparências, roupas decotadas, minissaias, bermudas, entre outros). 
  3. Seja um exemplo: use roupas casuais e incentive chefias e pessoas de cargos mais altos a aderirem à prática, aumentando, assim, as chances de os funcionários relaxarem e vestirem peças descontraídas. 
  4. Comunique as regras: todos os funcionários precisam estar a par dos critérios estabelecidos. Para isso, use e-mail corporativo, comunicados internos, reuniões e até mesmo jornal mural. 
  5. Revise as regras regularmente: ouça feedbacks e revise o código de vestimenta estabelecido para que esteja de acordo com as necessidades dos funcionários e da empresa. 

 

 

O que vestir no casual day

Importante ressaltar que o casual day não deve comprometer a imagem profissional. Em casos de atendimento ao cliente ou de pessoas com mais interações externas, cabe à empresa avaliar e até mesmo restringir a implementação da iniciativa nesses setores. 

Quanto ao que vestir, bom senso é a palavra de ordem no casual day. Preze por um visual apropriado e evite peças que pareçam que você está em um bar, em um churrasco, indo à academia ou a uma festa. 

Confira essas dicas! 

  • Invista em peças confortáveis e elegantes: camisas polos, camisetas, blusas com rendas, aplicações ou detalhes, camisas oversized, camisas de manga curta, vestidos e saias midi ou até mesmo longas são opções interessantes. 
  • Aposte em acessórios: bijuterias, chapéus, bonés, lenços e relógios são alternativas para sair do lugar comum. 
  • Use a maquiagem a seu favor: maquiagens leves, mas com um delineado diferente ou até outra cor de batom, podem ser uma boa forma de expressar sua identidade. 
  • Vá de sapatos casuais: invista no conforto e aposte em tênis, sapatênis, mocassins e slippers, por exemplo. 

 

O que evitar no casual day

Como você já viu, é importante manter a atmosfera profissional mesmo em dia de casual day. Por isso algumas peças e itens devem ser evitados, como: 

  • shorts e bermudas muito curtos, leggings, tops de ginástica e regatas; 
  • roupas desbotadas, rasgadas ou muito desgastadas; 
  • peças com mensagens chamativas, controversas ou ofensivas; 
  • chinelos de dedo e sandálias de praia; 
  • transparências, itens muito justos ou com decotes mais profundos; 
  • roupas de dormir e pijamas. 

Doptex: parceria em uniformização profissional

 A Doptex é a escolha perfeita para ajudar você a encontrar o equilíbrio ideal entre conforto, estilo e profissionalismo para a sua empresa. Oferecemos uma variedade de tecidos e malhas de alta qualidade, com diversos estilos e cores para você escolher. 

Com a Doptex, você garante o artigo ideal para uniformes funcionais, confortáveis, práticos, elegantes e duradouros. Nossa Consultoria Técnica em Uniformização está à disposição para auxiliar você a fazer a melhor escolha. Pode ter certeza de que seu uniforme será um sucesso e a identidade visual da sua organização estará sempre bem representada.  

Entre em contato conosco e solicite um orçamento. 

Compartilhe

Posts Relacionados

Doptex 2021 © Todos os direitos reservados