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Como o dress code contribui para causar a impressão desejada

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Você já recebeu um convite para um evento e, ao chegar, se sentiu deslocado por estar vestindo roupas muito diferentes dos convidados? Essa é uma situação poderia ser evitada se o convite indicasse o dress code da ocasião.

Afinal, o que é e para que serve um dress code?

Dress code nada mais é que um guia, um conjunto de recomendações sobre a melhor forma de se vestir para determinados ambientes. Esse código de vestimentas norteia a escolha de trajes considerados apropriados para cada contexto, seja corporativo, seja social.

O objetivo de padronizar as vestes é evitar desconforto e situações constrangedoras, como pessoas se sentirem deslocadas e não pertencentes àquele ambiente por não estarem vestidas como as demais.

 

O poder da imagem

A forma como você se veste é um dos principais elementos na construção da imagem pessoal, ou seja, na forma como os outros percebem você.  

Isso acontece porque as roupas são uma das primeiras coisas que as pessoas notam. Assim, elas podem trazer informações sobre sua personalidade, seu estilo de vida, sua criatividade ou até sobre sua credibilidade e seu profissionalismo. Elas podem trazer uma representação fiel de quem você é, mas também podem, de forma involuntária, transmitir uma imagem distorcida, prejudicando a forma como você é visto pelos demais.  

Por isso, é importante escolher a roupa adequada para cada ocasião, uma vez que ela pode contribuir para causar a impressão desejada e transmitir a mensagem que você quer passar.  

Quer saber como transformar seu look em uma ferramenta poderosa de comunicação e usá-lo de forma estratégica? Temos algumas dicas para você. Confira! 

  1. Considere o ambiente e o contexto: qual tipo de evento ao qual você vai comparecer? Que tipo de pessoas você irá encontrar por lá? 
  2. Siga o dress code: caso tenha um código de vestimenta específico para a ocasião, respeite-o. 
  3. Tenha peças versáteis no seu guarda-roupa, que “conversem” bem em diferentes contextos e ocasiões. 
  4. Preze pelo seu conforto, mesmo se o dress code exigido for mais rígido. E não se esqueça de adaptar o dress code ao seu estilo, mas sem desrespeitar as regas do ambiente. 

 

 

Tipos de dress codes

Quando falamos de dress codes, cinco são os mais conhecidos: 

formal ou black tie: usado em eventos de gala, casamentos, formaturas e premiações. Esse dress code sugere o uso de paletós, blazers, camisas sociais e vestidos longos, em tons mais neutros e tecidos nobres, acompanhados por acessórios delicados e sofisticados; 

semiformal: estilo mais flexível e descontraído que o formal, permite a combinação de peças mais formais, como blazer e calças de alfaiataria, e itens mais casuais, como blusas e vestidos de cocktail. Usado em casamentos diurnos, jantares, formaturas e até mesmo em empresas menos formais; 

social ou passeio completo: é um dress code mais formal, que visa a transmitir elegância e sofisticação. Ele possibilita toques mais casuais mesclados ao estilo de gala, com vestidos mais curtos, saias e gravatas opcionais, por exemplo. Também pode ser usado em casamentos, jantares, formaturas e aniversários; 

casual ou esporte: ideal para ocasiões mais descontraídas, é focado em conforto e praticidade. Peças mais modernas, ousadas e com maior toque de personalidade combinam bem com esse código de vestimenta, que costuma ser usado para eventos como churrascos, passeios no parque, ida ao cinema ou até mesmo em startups; 

–  esporte fino ou traje passeio: parecido com o casual, porém exige o uso de tecidos mais refinados. É um dress code pervfeito para situações que exigem um pouco mais de formalidade como almoço de negócios, casamentos diurnos, aniversários e eventos culturais.  

 

 

Dress code no trabalho

Como visto anteriormente, a forma que você se veste pode afetar a percepção que o outro tem de você. Isso se estende também à imagem profissional.  

As regras sobre o tipo de vestimenta a ser usada no ambiente de trabalho variam de uma empresa para a outra, porém o objetivo se mantém: assegurar que os funcionários entendam as expectativas com relação à aparência, estejam alinhados e se vistam de maneira apropriada para representar a empresa positivamente no mercado. 

Com o dress code empresarial alinhado ao propósito da marca, ao setor de atuação e ao público atendido, com cores, estilos e tamanhos de roupas adequados, é possível aumentar a credibilidade e o reconhecimento de marca. 

Roupas padronizadas facilitam a identificação dos colaboradores e suas diferentes funções e potencializam a experiência do cliente em contato com a marca, ao mesmo tempo que transmite confiança e seriedade para clientes e parceiros. Na esfera interna, contribuem para a criação e a manutenção de uma atmosfera profissional coesa, acompanhada de senso de união e pertencimento.  

Entre os benefícios que a organização pode desfrutar a partir do estabelecimento de um dress code, estão: 

  1. profissionalismo: a imagem profissional consistente reforça a confiança dos clientes e parceiros na sua empresa;​ 
  2. igualdade: o dress code garante que todos os colaboradores sejam tratados de forma justa e equitativa;​ 
  3. produtividade: o ambiente de trabalho organizado e com regras bem definidas contribui para a concentração e o foco dos colaboradores.​ 
  4. segurança: o código de vestimenta pode incluir medidas de segurança para proteger os colaboradores em ambientes específicos.​

 

Precisa de ajuda para definir o dress code da sua empresa? Conte com a nossa Consultoria Técnica de Uniformização.  

Vale ressaltar que o dress code empresarial bem definido é também capaz de reforçar a missão e os valores da empresa aos clientes, garantindo que a mensagem correta está sendo passada. 

O código de vestimenta no trabalho pode variar de acordo com a área de atuação, as preferências da liderança, os níveis hierárquicos e as funções dentro da empresa, a cultura organizacional e o nível de formalidade exigido.  

Se um ambiente é mais formal e os funcionários têm contato direto e frequente com os clientes, como em instituições financeiras e escritórios de advocacia, é comum o dress code exigir trajes mais formais e conservadores, como ternos e camisas. Já para startups e agências de comunicação, por exemplo, o dress code pode ser mais flexível e casual.  

Conheça os tipos de dress code no ambiente de trabalho: 

 

formal: esse tipo de norma de vestimenta é preterido por instituições financeiras, empresas de consultoria e escritórios de advocacia, pois transmite imagem séria, profissional e de respeito. As vestimentas apropriadas nesse caso são ternos, camisas, gravatas e sapatos sociais para os homens e tailleurs ou vestidos sociais para as mulheres;  

 

business casual: menos rigoso que o dress code formal, o business casual se coloca como uma opção descontraída, com mais liberdade de escolhas. É comum em ambientes corporativos que prezam pelo profissionalismo e pela elegância, mas sem a rigidez do traje formal. Para os homens, camisas sem gravatas e calças de tecido são bem-vindas. Já para as mulheres, blusas elegantes acompanhadas por calças ou saias são apropriadas;  

   

casual: o mais despojado entre os dress codes empresariais é também reflexo do ambiente de trabalho, mais informal. O dress code casual é visto em ambientes criativos, startups e empresas do setor de tecnologia, e permite que você amplie o leque de possibilidades, com looks que valorizam o conforto e a liberdade. Nesse caso, jeans, camisetas, camisas polo, saias midi, vestidos leves, calças jeans e sapatos menos formais são aceitos.  

 

Gostou de aprender mais sobre dress code? Agora você já pode desfilar por aí a sua melhor imagem. E lembre-se: o código de vestimenta é apenas um guia, então considere a ocasião, seu papel, o clima e a estação do ano e o seu estilo. Assim você pode causar a impressão desejada por onde passar! 

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