Uma camiseta ou blusa branca é o curinga que não pode faltar no seu armário. Amada por basicamente todos, desde aqueles com estilo mais básico ou até mesmo os que seguem a linha maximalista, a roupa branca é versátil, prática e elegante por natureza, a base perfeita para os mais diversos looks. Porém, ela amarela, encarde ou mancha com muita facilidade.
Então o que fazer se aquela sua peça favorita ou ainda, o seu uniforme de trabalho, estiver amarelada ou com mancha? Não tem como simplesmente descartá-la, seja por necessidade, seja por apego emocional, não é mesmo?! Se você topar com uma situação dessas, não se desespere. Como especialistas em tecidos e malhas, nós, da Doptex, preparamos várias dicas e técnicas práticas para você se dar adeus às roupas brancas manchadas, encardidas ou amareladas. Continue a leitura!
Antes de tudo, o básico!
Primeiro passo para roupas brancas impecáveis é saber o que pode ou não usar para a sua lavagem e como lavá-las corretamente.
Mesmo sendo o queridinho de muitos na hora de desencardir ou desamarelar roupas brancas, a água sanitária não deve ser utilizada. Ela pode danificar as fibras do tecido, gerando um desgaste e, em quantidades erradas, ela pode causar o efeito reverso e amarelar ainda mais a peça. Por isso, esqueça a água sanitária, os alvejantes à base de cloro e o anil. Este último também, em dosagem errada, pode deixar a roupa com tons azulados. E não queremos vivenciar essas situações com os seus itens de vestuário.
O que você precisa ter em mãos são itens, como sabão para lavar roupa (em pó, líquido ou em barra), sabão de coco, vinagre branco, bicarbonato de sódio, água oxigenada e um tira-manchas. Assim você estará pronto para enfrentar a situação.
Juntou uma quantidade razoável de peças e está pronto(a) para lavá-las? Então o primeiro passo é separar as brancas das restantes. Não misture brancas e coloridas. Pode ser tentadora a ideia de encher a máquina e aproveitar a lavagem, porém isso pode manchar tanto os itens brancos quanto desbotar os coloridos. As roupas brancas precisam ser lavadas sozinhas.
Respeite as medidas de uso de cada item da lavagem. Não ache que o excesso de sabão, amaciante ou qualquer produto usado irá deixar sua roupa mais limpa e macia. Eles podem, inclusive, causar novas manchas ou desgastes. Use apenas a quantidade indicada.
Essa etapa de cuidados na lavagem é essencial, independentemente do estado da sua peça, e deve ser aplicada sempre que for lavar roupas brancas. Porém, se seu item branco está manchado, amarelado ou até mesmo mofado, temos algumas etapas para cumprir antes de colocá-lo na máquina ou lavá-lo à mão.
Minha roupa está manchada, e agora?
Remover uma mancha pode ser mais difícil uma vez que a roupa já foi lavada. Por isso, antes de colocá-las na máquina, cheque peça por peça – o que fica mais fácil de inspecionar nas roupas brancas, já que as manchas chamam mais a atenção do que em outras cores – e, se necessário, aja imediatamente para eliminá-las.
Se sua roupa está amarelada por conta da ação do tempo e de ficar guardada, ou esteja encardida, estas dicas são para você!
- A cada 5 litros de água morna, misture 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio a 1 xícara de vinagre branco.
- Deixe os itens de molho por 1 hora.
- Siga com a lavagem como de costume.
Uma das manchas mais famosas, quando falamos de roupas brancas, é aquela amarelada, embaixo dos braços, causada pelo desodorante. E ninguém merece sair por aí com dois círculos duros e amarelados marcados na blusa, não é?! Se você se identifica com esse caso, saiba que há solução (e mais de uma, para você escolher qual prefere).
- Com uso de vinagre branco:
Umedeça a área manchada com vinagre branco e acrescente uma colher (café) rasa de bicarbonato de sódio sobre a mesma região. Misture até virar uma pasta e esfregue com a mão, de preferência com as pontas dos dedos, suavemente. Remova a mistura e lave a peça normalmente.
- Com uso de água oxigenada
Aplique uma medida de água oxigenada 20 volumes sobre a área afetada e deixe o produto agir por 5 minutos. O produto irá formar uma espuma sobre o tecido. Retire a com o auxílio de um papel-toalha e prossiga com a lavagem.
- Com sabão de coco
Queridinho das avós, o sabão de coco é um dos melhores amigos dos tecidos brancos. Para deixar suas roupas como novas, esfregue o sabão sobre o local afetado e deixe agir de um dia para o outro. Ou deixe a peça de molho na água quente ensaboada por 2 horas. Depois, siga com a lavagem normal.
Foi comer uma macarronada deliciosa e o molho respingou na sua roupa? Sem problemas, temos uma dica para isso também! Quanto antes for possível, aplique água oxigenada (ela mesma, a de 20 volumes que mencionamos lá em cima) na mancha, deixe agir por uns minutos. Use uma escova macia para limpar a região levemente e remova o produto. Prossiga com a lavagem.
Mas, se você foi colocar a blusa depois de passar maquiagem e sem querer deixou a peça manchar, você pode seguir com o uso da água oxigenada ou misturar bicarbonato de sódio a uma pequena quantidade de água, formando uma pasta. Deixe a mistura agir por aproximadamente uma hora antes de removê-la e colocar a peça para lavar.
Agora se a sua roupa está com manchinhas de mofo, o vinagre branco será seu melhor aliado. Em um balde com água e vinagre branco, deixe suas peças de molho por cerca de 20 minutos. Passado esse tempo, enxágue bem e lave como de costume.
Saiba aqui como remover outras manchas como de gordura, vinho ou de café.
De geração para geração
Já demos a dica do sabão de coco, muito usado pelas nossas avós para remover manchas das roupas, principalmente das brancas. Mas tem outra dica de vó que funciona muito bem quando falamos de tecidos brancos amarelados ou encardidos, e nós vamos contar qual é: deixe a sua roupa de molho no sol. O sol ajuda a clarear as manchas superficiais e a desencardir o tecido. Mas não abandone a roupa por muitas horas. hein? Uma exposição de 20 a 30 minutos já é suficiente.
Dicas extras
Agora que você já sabe a importância da pré-lavagem e da ação rápida sobre manchas, precisamos falar da lavagem e do pós.
Se sua máquina tem o ciclo de roupas brancas, use-o, pois ele já tem os tempos ideais de molho e lavagem, além da agitação ideal para peças brancas.
Não ignore as etiquetas das roupas. Sim, sabemos que você tem vontade de cortá-las logo que chega com as peças em casa, mas as etiquetas trazem importantes orientações sobre como lavar, secar e até passar cada tipo de roupa.
Ao estender suas roupas brancas limpinhas, como elas mancham com facilidade, não se esqueça de colocá-las para secar do avesso. Isso evita que os prendedores deixem suas marcas sobre o tecido e que partículas de poeira grudem no tecido.
Com essas recomendações, você terá roupas brancas e preservadas por muito mais tempo. Gostou das dicas? Compartilhe-as com quem você sabe que pode se beneficiar delas!
E nos acompanhe por aqui e pelas redes sociais para mais conteúdos como esse!