Imagine que você está em uma feira, em uma bienal, em uma exposição, em um festival, ou até mesmo em uma loja durante uma grande promoção. Por algum motivo, você precisa falar com algum vendedor, membro do staff ou responsável pelo evento, mas não encontra uma pessoa uniformizada ou com um crachá em meio à multidão. Fica muito mais difícil localizar a pessoa que você está procurando, não é mesmo?
Esse é apenas um exemplo de como a uniformização especial pode afetar a experiência do público com a empresa. Quer saber mais sobre como as peças promocionais ou voltadas para eventos externos podem contribuir para a lembrança de marca, quais os benefícios de investir nesse tipo de uniforme e como fazer as melhores escolhas? Então vamos nessa!
Seja diferente
Se você está organizando algum grande evento, festival, feira, congressos, ou promoção, ou ainda se irá participar de algum deles, você precisa estar preparado para o contato constante com um grande público. Isso significa que além de um bom atendimento, é preciso se destacar, se diferenciar e transbordar profissionalismo. E o que o uniforme especial tem a ver com isso?
Nessas horas, a sua imagem está em jogo o tempo todo. É necessário investir em uma boa comunicação visual, coerente com a identidade da marca. E um uniforme especial cumpre a função de promover e preservar a identidade da marca, ao mesmo tempo que facilita a identificação por parte do público.
Uma roupa muda tudo
O uniforme personalizado vai muito além da vestimenta e se torna um atrativo, uma potente ferramenta de comunicação e até mesmo de marketing durante um grande evento. Sua empresa só tem a ganhar investindo em peças para essas situações, pois uma vestimenta personalizada:
- fortalece a identidade visual: as peças personalizadas contribuem para a criação e a manutenção de uma identidade visual marcante e coesa para a marca. Ter os membros de uma equipe vestindo todos as mesmas roupas aumenta a sensação de organização e profissionalismo;
- aumenta a visibilidade e o reconhecimento: quando o fluxo de pessoas é alto, uniformes destacam a sua empresa na multidão, chamando mais a atenção e facilitando o reconhecimento da marca;
- transmite seriedade: uniformes personalizados e bem cuidados transmitem a imagem de uma organização séria e profissional, comprometida com a qualidade. Assim, geram confiança no cliente e no público geral, fortalecendo a reputação do seu negócio;
- preserva a imagem: investir em um uniforme especial para eventos é uma forma de controlar a mensagem que você quer transmitir e, portanto, se torna uma aliada na preservação da imagem da organização.
- tem uma ferramenta de marketing em mãos: uniformes são grandes aliados do marketing. Ao circularem pelo evento com o uniforme da sua empresa, os funcionários estão promovendo a marca de forma orgânica e eficaz;
- gera lembrança: os uniformes personalizados ajudam a criar uma memória positiva da marca nos participantes do evento, fortalecendo o vínculo com o público.
Prepare-se para ser visto
Agora que você já conhece as principais vantagens de investir em um uniforme personalizado para eventos, atividades comerciais e promocionais, é importante saber quais fatores levar em consideração para escolher o uniforme ideal. Esses fatores irão afetar não apenas a estética, como também a escolha do tecido ou da malha que mais se adequa às suas necessidades. Confira alguns deles:
1. Tipo de evento
Se o foco é a participação em eventos como conferências, feiras de negócio ou outros eventos corporativos, é preciso seguir um dress code mais formal. Por isso, camisas, blazers e peças de alfaiataria são escolhas mais assertivas, transmitindo profissionalismo com elegância e seriedade.
Mas se sua empresa estará presente em workshop e palestras ou irá realizar um evento de lançamento de produtos, camisas polo, camisas sociais, blusas e vestidos cocktail são interessantes, já que transmitem uma imagem mais descontraída e, ainda assim, profissional.
Caso o seu evento seja mais informal, como um festival, um evento promocional ou comemorativo (como Natal, Páscoa, aniversário da empresa, etc.), opções mais descontraídas e casuais são muito bem-vindas. Camisetas, camisas polo e blusas mais leves podem cumprir bem o papel e gerar uma aproximação com o público.
2. Público-alvo
Com que pessoas a sua marca irá dialogar no evento? Com um público mais jovem ou mais maduro? Estarão presentes pessoas ligadas a criatividade e inovação, o que permite peças mais casuais e despreocupadas, ou da esfera corporativa e financeira, que exige mais sobriedade no visual? Ter em mente o público-alvo faz a diferença ao imaginar um uniforme assertivo, que dialoga com as pessoas que você irá impactar.
3. Identidade de marca
Durante o processo de escolha e definição do uniforme, é importante ter em mente quais são os valores, a identidade e a mensagem que a marca tem e quer transmitir para o grande público. Por isso, o logo, as cores e o design das peças especiais devem estar alinhados à imagem corporativa.
4. Funcionalidade
Diferentes funções, diferentes uniformes. Leve em consideração quais são as necessidades da(s) sua(s) equipe(s) durante o evento: flexibilidade, conforto, resistência a líquidos e sujeira, segurança, estética, entre outros. Um uniforme para promotores de evento, por exemplo, é diferente de um uniforme para staff gastronômico.
Além disso, a uniformização em eventos tem outros objetivos como facilitar a identificação, transmitir profissionalismo e até mesmo promover a interação. Tais fatores também interferem na elaboração das peças e devem ser levados em consideração ao pensar o projeto do uniforme.
5. Ambiente e clima
O ambiente em que será realizado o evento também faz diferença ao planejar um uniforme especial. Em eventos ao ar livre, a equipe está suscetível a fatores externos como vento, chuva, frio, calor forte e exposição ao sol. Assim, nesse tipo de evento é recomendado prezar por peças confortáveis, práticas, com alta respirabilidade, proteção UV, fáceis de limpar e até mesmo com resistência à água e à sujeira. Já para eventos em ambientes internos, há um maior controle sobre a temperatura, além da proteção contra os agentes externos, e opções mais formais ganham espaço.
Ao considerar todos esses fatores, é possível chegar ao uniforme mais adequado, que transmita a imagem desejada, com profissionalismo. Acessórios como bonés, crachás, mochilas, lenços, entre outros, podem complementar o visual ou ainda servir como brindes, levando a sua marca para novos espaços.
A escolha da matéria-prima certa para os uniformes personalizados é fundamental, garantindo o conforto da equipe e fortalecendo a comunicação visual da sua empresa.
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